Skip to content

Recado aos amigos de Pão & Vinho

17 de junho de 2013

Aos amigos de P&V anuncio que o blog está no ar novamente. Como não escrevo regularmente há aproximadamente um ano, resolvi fechar as portas por mais de 40 dias, em reflexão, para saber se valia a pena manter o conteúdo no ar ou não, se era ou não de edificação para a Igreja brasileira.

Você reparará que não há nada de novo. Pensei até em mudar a aparência do site, mas com família, trabalho e faculdade, simplesmente não tenho tempo para estar adaptando e traduzindo novos temas para o português. Então resolvi manter esse mesmo.

A maioria dos artigos está disponível novamente. Somente quero esclarecer uma vez mais que apesar do “angry man” que aparece nos meus textos esporadicamente, definitivamente não jogo no time daqueles que têm “síndrome messiânica”, que demonizam as denominações e acham que somente eles possuem a “verdade”. Entendo que estamos passando por uma transição que envolve uma série de mudanças de paradigmas. Alguns irmãos permanecerão exatamente onde estão. Outros avançarão alguns marcos e manterão outros no lugar. E alguns outros alcançarão e viverão a plenitude da Reforma que Deus quer fazer na sua Casa.  Cada um que saiba discernir qual o seu chamado e seja recompensado segundo a sua fé.

Nenhum dos problemas da Igreja institucional me dá o direito de julgar a fé daqueles que a compõe. Mas o entendimento de que a Ekklesia se encontra também na Igreja institucional não me castra o senso crítico ou me tenta ao conformismo. Que fique claro, porém, que neste blog discuto problemas estruturais, não comportamentais – o que quer dizer não julgo pessoas, somente abordo a eficácia de métodos, tradições e crenças.

Ciente de que meus artigos foram usados no passado por pessoas de cujo espírito sectário não compartilho, pensei em exorcizar o “angry man” dos meus artigos. Mas isso se tornou extremante tedioso para mim. O que escrevi, escrevi. Por conta de meu estilo franco e direto, tenho poucos amigos na rede, mas cheguei à conclusão de que essa é uma das formas autênticas em que me expresso e que, pelo menos no meu caso, veemência não equivale à ódio. Se você não sabe discernir a diferença entre discutir métodos e atacar pessoas, por favor não leia este blog e não use uma linha sequer escrita por mim para embasar sua ira “anti-denominacional”. Não estamos do mesmo lado. Se você é um irmão denominacional, estamos juntos em Cristo, mas se você também não consegue discernir a diferença entre discutir métodos e julgar pessoas, é melhor que tampouco leia meu blog, porque vai se sentir atacado e vai ficar ofendido.

Tenho a convicção de que estar em uma Igreja institucional é como dirigir um FIAT 147: você não se torna um mau vizinho por ter um, mas terá problemas em um futuro próximo, não por questões de caráter, mas por problemas de engenharia e estrutura  – independentemente da qualidade dos passageiros que o ocupam. Não defendo uma determinada eclesiologia em detrimento de outras, visto que a Bíblia não nos delineia a “eclesiologia correta”, somente defendo a premissa de que nossa eclesiologia deve ser “líquida”, moldando-se às necessidades da Igreja local (ao invés de a Igreja local moldar-se às nossas tradições pré-fabricadas) – razão pela qual deve ser revista periodicamente. Essa é a essência da mensagem que este blog comunica.

Assim, em paz com Deus e com minha consciência, volto a disponibilizar o conteúdo de P&V. Se você é novo aqui no P&V, ou se deseja entender melhor a sua visão, leia a série de artigos O que definirá uma Igreja Orgânica nos Próximos Anos – Partes 1, 2 e 3. Se de alguma maneira você se sentir desafiado por aquilo que este trabalho comunica, terei então cumprido meu propósito na blogosfera.

H

17 Comentários
  1. 26 de junho de 2011 1:17

    Irmão Hugo, graça e paz!

    Com certeza. Sentimos em nosso espírito forte apreço pelo seu ministério. E desejamos que o Espírito Santo continue vos abençoando, você, sua família e o ministério que logo logo estará frutificando nessa nova jornada.

    Vocês não estão sozinhos. Há uma ‘talvez’ pequena mas mui valorosa família unida com vocês!

    Na Paz de Cristo,
    Marcio, Luciana, as crianças e todos os irmãos do Paraná e de Santa Catarina.

  2. 26 de junho de 2011 15:45

    Olá Hugo,

    Seu blog tem sido uma inspiração pra mim. Que o Senhor siga te abençoando neste novo tempo, que você continue caminhando em direção ao cumprimento dos propósitos do Pai para sua vida e para vida da sua família.

    Fica na paz mano >

  3. Guilherme permalink
    28 de junho de 2011 22:56

    Olá Hugo,
    Entendo o que está passando! Também ando hiper ocupado com o trabalho, inclusive viajando bastante danto treinamentos, que quase não tenho entrado em seu blog; aliás, praticamente não tenho lido e respondido e-mails. Neste momento estou num hotel em Uberländia.
    Sobre mudança, estou planejando vir de volta para Uberländia até o final do ano, tão logo consiga minha transferencia profissional. Digo vir de volta porque antes de ir para Brasilia, em 1998, morava em Uberlandia desde 1987, vindo de Campinas.
    Deus o capacite neste momento que está vivendo e prepare que voce possa logo voltar a publicar artigos tão edificantes.
    Guilherme

  4. Bill de Itajai-SC permalink
    30 de junho de 2011 21:33

    A paz mano Hugo fiquei preoucupado com você pois abria o blog quase todo o dia e não via mais seus comentarios , graças a DEUS que esta tudo bem , O Senhor esta fazendo voce prosperar grandemente porque a palavra diz “Certamente abençoando, te abeçoarei e multiplicando, te multiplicarei. Hb. 6.14 então mano e isto que JESUS esta fazendo na tua vida e de tua familia e de todos nos que temos Ele como nosso salvador.
    Um Graaaaaaaaaaaaaaaaaaaande abraço do mano Bill e todos os irmãos da cidade de Itajai – SC

  5. cristina permalink
    1 de julho de 2011 1:31

    AMIGOOOOO, GRAÇAS A DEUS ESTÁ TUDO BEM COM VC E SUA FAMÍLIA ! MARAVILHA TER SIDO ABENÇOADO COM UM NOVO TRABALHO , CERTAMENTE DEUS TE CAPACITARÁ PARA OBTER TODAS AS VITÓRIAS POSSÍVEIS NESSA NOVA FASE… AGUARDAMOS SEU REGRESSO NO PÃO E VINHO , ABRAÇOS DA IGREJA QUE ESTÁ EM SÃO ROQUE ,SP.

  6. David Lima permalink
    5 de julho de 2011 21:41

    Que ótimo irmão Hugo, adoro o seu trabalho e oro para que Deus abençoe ainda mais sua família e que lhe de saúde e inspiração para que de continuidade ao seu trabalho, um grande abraço de toda a comunidade Jesus Cidade de Refugio – SP

  7. MARLI permalink
    8 de outubro de 2012 0:51

    leio sempre seus artigos, espero que volte a escrever em breve, oro a Deus por você, tenho aprendido e crescido bastante ma fé através de seus artigos.

    Deus lhe abemçoe

  8. mano Bill permalink
    8 de outubro de 2012 11:06

    Conte conosco irmão “Estamos no Caminho” fique com DEUS.

  9. 9 de outubro de 2012 23:39

    Irmãos, me identifico com esta fase de transição de vocês, de seguir em busca de uma convicção que o Senhor Jesus colocou em seus corações, ainda que o preço seja a distância e o afastamento de pessoas amadas. Sejam firmes no propósito e o Senhor os recompensará em medida justa. Aquilo que estamos dispostos a sacrificar, é o que o Senhor mais vai multiplicar em nossas vidas. Deus abençoe!

  10. 29 de novembro de 2012 20:57

    Deus o abençoe Hugo. Identifico-me com o que escreves. Espero que volte logo. Um abraço.

  11. Gesse permalink
    17 de junho de 2013 10:48

    Que bom Hugo… Seus artigos são de grande valia, esclarecimento e edificação para mim!

  12. PatriciaC permalink
    17 de junho de 2013 11:52

    Oi Hugo, estou feliz pelo retorno do blog, muito me entristeci quando você decidiu parar de escrever por um tempo, todavia entendi! Acompanho suas publicações já ha alguns anos, acho que em 2009… Sempre gostei muito de seus texto e aprendi muito com os mesmo, isto não quer dizer que sempre concordei com todos ou sou de pensamento exatamente igual ao teu, mas escolhi aprender e seu blog e excelente para isto. Tiro dele o que me faz crescer e o que não me agrada ou não concordo simplesmente deixo pra la… Nao sou nenhuma estudiosa ou teóloga, sou simplesmente uma dona de casa do outro lado do mundo que valoriza seu trabalho e tem um carinho especial por sua pessoa sem mesmo o conhecer.
    Escrevo hoje para lhe dar boas vindas e agradecer por sua volta! Um abraco carinho amado irmão.
    Patricia Coelho. Shenzhen-China

  13. Welbert Yuri permalink
    23 de junho de 2013 14:53

    Saudades do seus comentarios e seus texto meu irmão.
    Sou muito edificado e encorajado em ler suas postagens.
    Grande abraço

  14. Pedro Quintanilha permalink
    3 de julho de 2013 12:50

    Meu irmao, que bom que voltou estava sentindo falta de suas reflexões. Um grande abraço cara.

  15. Marcilene permalink
    4 de julho de 2013 13:47

    Olá Hugo. entrei pela primeira vez nesse blog ontem. E acho que já li quase tudo e alguns artigos mais de uma vez. Estou feliz por ter encontrado suas postagens. Gostaria de saber se é possível fazer contato contigo por e-mail. Tenho orado e buscado esclarecimento sobre a igreja orgânica. Mas não encontro muitas publicações.
    Esse Blog é uma Voz profética para nossa geração e as gerações futuras. Glória a Deus

  16. 4 de julho de 2013 20:22

    Oi Marcilene,

    Obrigado por prestigiar o blog com a sua visita. Fico contente que de alguma maneira tenha servido de edificação. Meu email está aqui neste link: http://paoevinho.org/?page_id=2455. Eu deixei de publicar porque começou a chegar muito spam, mas se você me mandar uma mensagem por aí, eu te respondo e você terá meu email. Será um prazer manter contato contigo.

  17. Mozart S. Araujo permalink
    18 de julho de 2013 19:48

    Meu irmão

    Não desista…continue publicando…é uma boa referencia….tenho lido coisas sobre Igreja Orgânica…com tranquilidade, sem rancores como se fosse “inventor da roda “…querendo caminhar com fé em Deus, na certeza que Ele cuida de seu povo.
    Achei saudável os conteúdos….Abraço!

Os comentários estão desativados.

