Skip to content

Sobe total de evangélicos sem vínculos institucionais

15 de agosto de 2011

O número de evangélicos que não mantêm vínculo com nenhuma igreja cresceu, informa reportagem de Antônio Gois e Hélio Schwartsman, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, eles passaram de 4% do total de evangélicos em 2003 para 14% em 2009, um salto de 4 milhões de pessoas.

Os dados do IBGE também confirmam tendências registradas na década passada, como a queda da proporção de católicos e protestantes históricos e alta dos sem religião e neopentecostais.

No caso dos sem religião, eles foram de 5,1% da população para 6,7%. Embora a categoria seja em geral identificada com ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio “blend” de crenças – o que reforça a tese da desinstitucionalização.

Fonte: Folha.

Anúncios
One Comment
  1. Alexandre permalink
    1 de novembro de 2011 18:05

    Isso envolve a competência da igreja, hoje tem como o cabeça o homem que possui um certo status, fama, dinheiro e sabe como manipular pessoas com um evangelho mentiroso e manipulativo.
    Resumido: Estão colhendo o que plantaram, Contudo, é claro que a comunhão é fundamental para o cristão.
    E também é necessário provar se o espírito provem ou não de DEUS, no caso citado na reportagem tudo indica que o espírito que está atuando não provem de DEUS.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: