Skip to content

Google disponibilizará Manuscritos do Mar Morto na web

19 de outubro de 2010
tags:

Primeiros trechos digitalizados dos manuscritos estarão na internet nos próximos meses. (FOTO: Baz Ratner/REUTER)A Autoridade de Antiguidades de Israel está fazendo uma parceria com o Google para disponibilizar online os antigos Manuscritos do Mar Morto. O projeto vai garantir acesso livre e gratuito aos textos com mais 2 mil anos de idade — considerados uma das maiores descobertas arqueológicas do último século — , que serão digitalizados e reproduzidos na internet em imagens de alta resolução. Os primeiros trechos serão publicados nos próximos meses.

Os manuscritos estarão disponíveis nos idiomas originais e traduzidos.

O representante do órgão de preservação cultural de Israel disse nesta terça-feira, 19, que o projeto vai assegurar a preservação dos manuscritos ao mesmo tempo que aumentará o acesso a este artefato de valor inestimável, que inclui trechos da Bíblia Hebraica.

Especialistas têm reclamado que só um pequeno número de acadêmicos recebem permissão para ter acesso aos manuscritos encontrados em uma caverna perto do Mar Morto nos anos 1940.

Fonte: Estadao.

Anúncios
3 Comentários
  1. cristina permalink
    21 de outubro de 2010 12:27

    OLHA SÓ ,PQ SERÁ QUE RESOLVERAM COMPARTILHAR SÓ AGORA? EU SÓ SABIA DESSES TESOUROS DA ARQUEOLOGIA PELO LIVRO *E A BÍBLIA TINHA RAZÃO * DE WERNER KELLER , MAS E O RESTO ? NÃO VÃO NOS MOSTRAR NÃO?

  2. fabio pimentel permalink
    13 de novembro de 2010 21:15

    ótima notícia para aqueles que amam a bíblia, os manuscritos são um verdadeiro tesouro que traz luz sobre a linda história não apenas da comunidade de cumram mas da fé do povo de israel, agora nós que temos pouco ou nenhum acesso ao seu conteúdo teremos a chance de nos maravilhar com tantos anos de história.

  3. fabio pimentel permalink
    13 de novembro de 2010 21:18

    @cristina:
    procure pelo documentário: testemunha ocular, o papiro de Jesus. da discovery chanel.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: