Skip to content

Pastores presos em ferragens de acidente morrem louvando a Deus e levam bombeiros às làgrimas

27 de fevereiro de 2010

Acidente na Rodovia do Contorno, trecho da BR 101 no ES, onde três pessoas perderam suas vidas, duas delas pastores da Assembleia de Deus.

Dois pastores evangélicos e um motociclista morreram num acidente envolvendo sete veículos, na manhã de ontem, na Rodovia do Contorno, trecho da BR 101 que liga Serra a Cariacica.

Os religiosos pertenciam à Igreja Assembleia de Deus e haviam saído de Alegre, município da Região Sul do Estado, rumo a uma convenção estadual da igreja em Nova Carapina II, na Serra.

Os veículos – cinco caminhões, uma moto e um automóvel Del Rey – bateram um atrás do outro. O engavetamento aconteceu às 8h15, no quilômetro 277, na Serra. Os pastores estavam no carro.

Tudo começou quando um caminhão freou por causa do intenso fluxo de carros no sentido Cariacica – Serra. Os veículos que vinham atrás dele frearam também, mas o último caminhão – de uma empresa de cerveja – não conseguiu parar a tempo. Com isso, os veículos que estavam à frente foram imprensados uns contra os outros.

Os pastores José Valadão de Souza e Nelson Palmeira dos Santos e o motociclista Jonas Pereira da Silva, 52 anos, morreram no local. Dois outros pastores, que também estavam no Del Rey, sobreviveram, e o motorista de um dos caminhões sofreu arranhões nas pernas. Nenhum dos outros caminhoneiros ficou ferido.

O proprietário e condutor do Del Rey é o pastor Dimas Cypriano, 61 anos, do município de Alegre. Ele saiu ileso do acidente e teve ajuda do motorista José Carlos Roberto, carona de um dos caminhões, para sair do veículo.

Seu amigo de infância, o pastor Benedito Bispo, 72, ficou preso às ferragens. Socorristas do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu) e bombeiros fizeram o resgate dele. O pastor teve politraumatismo e foi levado para o Hospital Dório Silva, na Serra.

A mulher de Benedito chegou a ver o marido sendo socorrido e teve que ser amparada por um familiar. Ela também seguia para a convenção num outro veículo. A rodovia ficou interditada durante vários momentos da manhã de ontem nos dois sentidos. O trecho só foi totalmente liberado no início da tarde.

O pastor Dimas Cypriano, que sobreviveu ileso ao acidente na manhã de ontem, no Contorno, contou que usava cinto de segurança e que ficou preso ao tentar sair. Ele dirigia o Del Rey e disse que precisou de ajuda para sair do carro. Mas depois continuou no local, acompanhando os trabalhos de resgate do colega, Benedito Bispo. Nas mãos, levava uma Bíblia que ficou suja de sangue. Mas isso não impediu que o pastor orasse durante o socorro.

O mais comovente do triste episódio, foi o relato dado por 2 pastores sobrevivente, e pelos bombeiros que tentavam tirar os pastores ainda com vida, que estavam presos nas ferragens.

As testemunha citadas acima, contam que os pastores Nelson Palmeiras e João Valadão, ainda com vida e presos nas ferragens, em meio a um mar de sangue que os envolvia, começaram a cantar o Hino 187 da harpa cristã:

Mais perto
Quero estar meu Deus de ti!
Ainda que seja a dor
Que me una a ti,
Sempre hei de suplicar
Mais perto
Quero estar meu Deus de ti!

Andando triste
Aqui na solidão
Paz e descanso
A mim teus braços dão
Nas trevas vou sonhar
Mais perto
Quero estar meu Deus de ti!

Minh’alma cantará a ti Senhor!
E em Betel alçará padrão de
Amor,
Eu sempre hei de rogar
Mais perto
Quero estar meu Deus de ti!

E quando Cristo,
Enfim, me vier chamar,
Nos céus, com serafins irei
Morar
Então me alegrarei
Perto de ti, meu Rei, meu Rei,
Meu Deus de ti!

Aos poucos suas vozes foram silenciando-se para sempre.

As lagrimas tomaram conta dos bombeiros, acostumados a resgatar pessoas em acidentes graves, porem jamais viram alguém morrer cantando um hino; como foi o caso dos pastores Nelson Palmeiras e João Valadão.

Fonte: O Galileo.

24 Comentários
  1. 27 de fevereiro de 2010 20:36

    A Paz do Senhor Jesus a todos, suas famílias e igrejas!

    Comecei a ler esta notícia já sabendo que ao seu término eu estaria às lágrimas, pois minha mente lembrou-se de casos semelhantes. O primeiro deles foi, mesmo que uma ficção, o do filme Titanic, que foi a única parte do filme que realmente chorei, pois o hino era esse. A outra vez, bem mais recente e verdadeiro e ao vivo, foi à morte do Presbítero Anízio durante um louvor, este vídeo encontra-se no YouTube em:

    Se os irmãos viram o vídeo acima, perceberam que o Presbítero morreu no momento em que a cantora dizia: “Chegou a sua hora!” O presbítero inclina sua cabeça para trás e entrega seu espírito a Deus. Oh gloria!

    Outro fato que quase todos devem conhecer é o caso do pastor Luiz Antônio que morreu no acidente da TAM em São Paulo. O testemunho dele, ainda em vida, descrevia a morte que ele teria. O fato é: Segundo soube, na sua morte ele conduziu mais pessoas a Cristo do que durante toda a sua vida.

    Contra fatos não há argumentos!

    Seu irmão na fé e na esperança em Jesus Cristo,

    André M. dos Santos

  2. 5 de março de 2010 11:22

    Prezado Irmão Hugo, Obrigado por este post.

    Eu sabia que ia chorar a qualquer momento. Conforme a sena relatada pelo irmão André do Titanic, onde momento algum deixaram de louvar a Deus, mesmo sabendo de sua partida. São relatos assim que me faz amar a Jesus com todas as minhas forças, e saber que nestes momentos seremos levados até o seio de Abraão lugar de gloria e descanço.

    Josiel Dias
    IEC Rio de Janeiro
    http://josiel-dias.blogspot.com/

  3. Samuel Souza permalink
    25 de março de 2010 11:32

    Há, neste mundo, uma coisa induvidosa: a certeza de que temos um Deus vivo e verdadeiro, uma Palavra que é a Verdade, e a esperança imorredoura de uma vida melhor – a vida eterna, com Jesus! Por isso, o salvo, em sua última hora, pode cantar, como fizeram nossos irmãos – “Mas perto quero estar, meu Deus, de ti!

  4. oziel gomes da silva permalink
    29 de março de 2010 22:10

    Deus seja louvado sobre todas as coisas ,eles mesmo sendo servos e fiel a Deus,Deus os provaram sua fé, que sirva de lição para nos que devemos sempre esta na presença de Deus fazendo a sua vontade e arando sempre uns pelos outros para que Deus esteja nos livrando do mal. AMÉM !

  5. cynthya permalink
    2 de abril de 2010 0:04

    NOSSA FIQUEI MUIITO TRISTE COM ESSA NOTICIA MAS FELIZ PELO EXEMPLO QUE ESSES SERVOS DERAM EXEMPLO DE HORRA E GARRA E PERSEVERANÇA NA PRESENÇA DO SENHOR
    AMÉM………….. QUE DESCANCE EM PAZ ++++++++++++

  6. Daianny Siqueira permalink
    13 de abril de 2010 19:36

    DEUS SÓ NOS PROVA ATÉ ONDE ELE SABE QUE NÓS AGUENTAMOS! ESSA FOI UMA MORTE QUE CAUSOU MUITA DOR, SOFRIMENTO, LAGRIMAS E MUITA EMOÇAO! ESSE FOI UM EXEMPLO DE VIDA;; MORRER LOUVANDO A DEUS! AGORA É A NOSSA VEZ DE LOUVAR, POIS ELES ESTAO NOS BRAÇOS DO PAI!!!!!

  7. Helziran permalink
    14 de maio de 2010 11:18

    Deus sabe de tudo….e como ele trabalha na vida de cada um Eu sei q os pastores estão em um lugar melhor do q nós estamos….Graçaa a Deus eu tbm qru ir pra lá em nome de Jesus por sua infinita misericordia!!!PAZ DO SENHOR ZIRAM-AL

  8. Silvana Rodrigues Borges Aguilar... permalink
    14 de junho de 2010 18:45

    Meu Deus…..eu estou toda arrepiada….isso que é crente de verdade,sem palavras eu louvo á Deus por que ainda tem servos dele que o serve com sinceridade e acima de tudo os entregam ás suas vidas sem medo de partir certos de que teram um lugar prescioso pra morar após suas morte….Que Deus abençoê ricamente as familias que ficaram,que vcs sigam os exemplos de seus entes queridos…e que o senhor os continue dando forças pra continuar o trabalho desses ilustres pastores…que nos deixou com um grande exemplo…..Apaz meus queridoss….irmâ:Silvana,Sâo paulo!!!

  9. francisca permalink
    23 de junho de 2010 19:00

    verdaderamente Deus esta preparando seu povo para encontrase com ele que fe desses homens de Deus.

    gostei muito dos irmaos ter fé em Jesus Cristo que deus o abençoe amem.

  10. 29 de junho de 2010 17:31

    Olá! Sou filha do pastor José Valadão de Souza que faleceu neste acidente,mas até então eu não sabia que meu paizinho querido faleceu cantando este hino da Harpa!
    Estou em lágrimas não só pela saudade,mas por ver a garra e a certeza convicta que meu pai e o outro pastor , tinham de sua salvação!
    Glorifico a Deus porque mu pai descansa no Senhor ,mas a saudade é imensa em meu coração!
    Estou desviada da igreja e isso me serviu de testemunho de fé ,pois a grande preocupação do meu paizinho era que eu voltasse para os caminhos do Senhor Jesus.
    Sempre que podia ele me ligava e perguntava : ” Filhinha voce já voltou para a igreja?” E depois antes de desligar ele dizia: “Deus te abençoe filhinha. Papai te ama muito!”
    Para sempre vou levar comigo estas palavras e um dia quando eu partir e encontra-lo, vamos fazer como faziamos aqui na terra, cantar juntos em dueto para o Senhor Jesus!
    Ele deixou varios hinos que juntos compomos para glória de Deus e se algum dia eu vltar para a igreja irei louvar estes hinos porque era essa a vontade do meu paizinho e de meu PAI celestial também!

  11. Pastor joel Falcão permalink
    9 de julho de 2010 20:30

    Querida Ana Cristina!
    Espero que já tenhas voltado para Jesus, pois após este trágico acidente que vitimou dois
    ilustres pastores incluindo seu pai, sabendo que os mesmos já estão nos braços de Jesus,
    mas certamente aquelas palavras que seu pai te dizia perguntando-te ” Filhinha já voltaste
    para a igreja?”, Se não voltaste ainda certamente as palavras te incomoda e irão te incomodar
    muito, porque teu pai te espera na glória para te abraçar.
    Satanás certamente irá lutar muito para que vc não volte para Jesus, mas eu te digo:
    Volte depressa, Jesus te ama.
    Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.
    Um forte abraço!!!

  12. Wellington Fernandes permalink
    10 de novembro de 2010 17:03

    Em lágrimas louvo ao Senhor Deus Todo Poderoso, pois a partida desses dois pastores foi para
    a salvação dos bombeiros e socorristas que ali presenciaram um nascer para a vida eterna. Lembro-me de um testemunho que ouvi, onde um casal de missionários com seus dois filhos eram enterrados vivos por pregarem o evangelho. Aquele pai pediu para cantar um louvor, e após isso cobriram completamente a família. Aqueles que aterraram aquela família, impactados com tal atitude cristã diante da morte, renderam-se a Jesus.

  13. 12 de novembro de 2010 19:44

    nós como cristão devemos sempre está em obediencia ao Senhor, não sabemos a hora da nossa partida. Eu creio que Deus, permitiu isso para salvar muita gente que estava presente na hora do acidente. Minha irmã Cristina com exemplo de pai que você tinha, o que precisava para você voltar para Jesus?

  14. Ana Cristina permalink
    15 de fevereiro de 2011 16:22

    Depois deste triste fato ocorrido em minha vida, eu senti que já estava passando da hora de retornar para Deus e assim o fiz , pois em minhas recordações de filha do pastor José valadão de Souza, morto neste tragico acidente, sempre posso lembrarr-me da voz dele ao telefone perguntando para mim : ” FILHINHA VOCÊ JÁ VOLTOU PARA JESUS?” Isso me machuca demais pq sinto muita saudades dele e dos hinos que louvavamos juntos,mas sei que ele está na glória e isto me conforta.
    Hoje sou membro da Igreja e já sei que um dia irei encotra-lo.
    A paz do Senhor Jesus para os amados em Cristo que esperam e agauradam a volta do nosso Senhor hoje e sempre.

  15. 15 de fevereiro de 2011 18:17

    Há festa no ceu por sua causa hoje, Ana. Deus te abençoe.

  16. 30 de julho de 2011 11:03

    meus amados irmaos e nesta ora que temos que estarmos preparados nAO PERCAM A FE EM JESUS CRISTO PORQUE MESMO ALI COM TODA AQUELA DOR OS DOIS IRMAOS ELES NAO PERDERAM AS SUA FE CANTADO PARA GLORIA DE DEUS IMFELISMENTE NOS VAMOS UM DIA PARTIR DESTA VIDA E ali naquele naque momento os irmaos partiram na gloria o anjo estava levando as suas almas para o ceu cantado e louvando para deus amem .deus abençoe;

  17. DANIEL DE OLIVEIRA LIMA permalink
    11 de setembro de 2011 22:41

    DANIEL DE OLIVEIRA, QUE EZEMPLO DE TESTEMUNHO DE NOSSOS IRMAÕS, NAS MAIORES DORES DE SUAS VIDAS,ELES ESTAVAN COMESANDO O NOVO MINISTÉRIO LOUVANDO A DEUS AQUI NA TERRA,INDO PARA OS BRAÇOS DO PAI, QUE POSAMOS GUADAR FILMENTE TODO NOSSO AMOR A JESUS CRISTO NOSSO SALVADOR.
    É NESSA ESPERANCA QUE VAMOS EN FRENTE ACONTEÇA O QUE ACONTEÇER, COMO OS PASTORES QUE FORAM A DEUS, NÓS IRÉMOS TAMBÉM UN DIA, NA NOSSA MORTE OU NO ARREBATAMENTO DA SUA IGREJA. FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO

  18. sergio permalink
    19 de setembro de 2011 0:26

    que bom q a preparaçao deles aqui na terra foi bem feita agora vao viver eternamente junto a deus. estao com deus amem.

  19. juliana ribeiro permalink
    2 de abril de 2012 23:27

    eu fiquei muito emocionada com essa noticia,mas sei que isso serviu para que almas fosse ganhas para jesus.Pois hoje estamos aqui felizes ,mas o amanhã ninguem sabe o que vai acontecer .Por isso aceite JESUS com seu unico salvador e viva uma vida de alegria e paz.

  20. JOAO FERNANDES permalink
    9 de maio de 2012 20:20

    O ARREBATAMENTO DA IGREJA JÁ COMEÇOU, ESSES PASTORES EM MEIO A DOR QUE OS CONSUMIA LOUVAM AO SENHOR, NO MÊS PASSADO PRÓXIMO A IBOTIRAMA BA, OUTRO PASTOR DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO GUARÁ DF TAMBÉM MORREU EM UM ACIDENTE DE CARRO JUNTO COM O PAI E O SOBRINHO, O CURIOSO É QUE O SOBRINHO TINHA SE RECONCILIADO COM O SENHO 5 DIAS ANTES. JESUS ESTA VOLTANDO, TEMOS QUE ESTA PREPARADOS.

  21. 19 de junho de 2012 18:00

    ao fato que aconteceu na vida do irmão , foi permição de Deus porque ele já estava prepado o irmão ,para encontra com o senhor nosso Deus na gloria .a fé ,ea esperança de um dia sermos arrebatados como ele , por que nos estamos esperndo a vinda de jesus hoje, como esta a tua vida estais preparado para encontra com o senhor na gloria .
    efesio 2.8

  22. Rosana Stabenow permalink
    28 de junho de 2012 13:38

    Que Deus possa confortar o coração das familias, mas o gratificante é que todos sabem q eles estão na gloria de Deus! Que Deus vos Abençoe suas vidas se forão mas!!!!!!!!!! ficou este lindo ex: ´´Como estevão foi fiel ao senhor até a hora da morte´´;

  23. joao matos permalink
    17 de setembro de 2012 6:21

    bom dia so quero falar que eu queria ter a garra destes pastores tambem sou desviado quero volta a igreja mais nao consigo oren por mim.

  24. 23 de novembro de 2012 18:04

    fiquei muito emocionado com esta noticia pois tambem sou disviada e vendo isto me deu uma vontade inmença de voltar para os braços de cristo pois acho que deus fez isto pra ganhar mais almas e pro povo vim a ele em quanto é tenpo pois a vinda de cristo esta perto e não sabemos se amanha ainda teremos tenpo então quem estiver desviado volte correndo para cristo enquanto pode achar afinal deus é tão maravilhoso tambem espero que deus possa confortar o coração da familias desses pastores pois agora eles estão na gloria com cristo onde todos nois queremos estar um dia glorias para meu senhor jesus cristo

Os comentários estão desativados.

