Skip to content

(Neo)Protestantes na Marcha Para Jesus

4 de novembro de 2009

Houve um tempo em que “protestante” era aquele que protestava contra a Igreja Católica. Mas ao que parece, uma nova classe de protestantes está emergindo para protestar contra o próprio evangelicalismo atual. As linhas abaixo, escritas por Vera Siqueira, refletem a experiência deste grupo de “neoprotestantes” na Marcha para Jesus 2009 em São Paulo:

Estávamos na “concentração” da Marcha. De um lado, o trio-elétrico do Apóstolo Hernandes, com figuras como o Senador Crivella, o Pr. Marco Feliciano e o Pr. Jabes de Alencar. Do outro, uma van da Rede Gospel. E onde estávamos, uma equipe da Rede Gospel filmando os fiéis. Claro, estendemos nossa faixa bem na frente da filmagem, e isso suscitou gritos de “vocês são da Globo?”, “fora Rede Globo”, e vários braços levantados no intuito de esconder a faixa. Já estávamos incomodando.

E a Marcha começou. Ficamos estrategicamente esperando a passagem do primeiro trio, o dos Hernandes. Foi lindo ver o Apóstolo olhando fixamente para nossas faixas e o cartaz do Júlio (vai ver, a princípio pensou que fosse alguma expressão de puxa-saquismo), e depois se voltar para o resto da multidão. Não só o Apóstolo, mas todos do trio puderam ler as faixas. E passamos a marchar atrás do trio-elétrico, em meio à multidão.

Durante a caminhada recebemos manifestações de todos os tipos. Meu marido ganhou uma rasteira gospel, jogaram água na gente, jogaram garrafas que acertaram as faixas e as rasgaram, porém sem grandes danos. Pensei que fôssemos receber sapatadas, mas os mais apostólicos não foram tão doidos assim.

http://www.youtube.com/v/YgVL1wXqqAI&hl=en_US&fs=1&rel=0&color1=0x5d1719&color2=0xcd311b

Uma das situações mais inusitadas aconteceu com o Diogo. Como já disse, ele é “recém-papai”. Não é que lançaram contra ele uma frauda, e USADA???? Gente, foi um ato profético!!! Sorte que o Diogo estava esperto, senão voltaria com outras marcas do evento.

Também recebemos muitas manifestações de apoio. Um rapaz perguntou onde poderia comprar a camiseta, pessoas vieram nos parabenizar pelas frases e pelo protesto. Por incrível que pareça, havia vida pensante naquele lugar.

Já havíamos andado por volta de 13:30h, quando nosso grupo se dividiu por conta das entrevistas que o Pablo estava fazendo. Quem estava na frente parou num canto da rua até que os demais chegassem. Santa providência!!! Era um local onde havia um canteiro cheio de terra, um lugar mais alto. Subimos nesse canteiro e estendemos nossas faixas, e de lá toda a Marcha pode nos ver, tipo desfile de escola de samba passando na frente da comissão julgadora (o exemplo parece estranho mas não é, as músicas que tocavam na Marcha iam do sambão ao axé-quase-funk-gospel). E aí a coisa pegou.

Depois do trio dos Hernandes, passou um segundo trio. Esse tinha um bispo da Renascer no microfone. Quando ele passou por nós, leu nossa faixa: “Voltemos ao Evangelho puro e simples”, mas não leu a segunda frase (o $how tem que parar) por motivos óbvios. Esse trio passou no clima de oba-oba, mas as pessoas que vinham atrás começaram as manifestações contrárias, com longas vaias à nossa atitude.

O terceiro trio a passar, quando leu nossas faixas, ficou indignado!!! “Quem tá fazendo $how aqui? Que $how que nada!”. E puxou o grito de guerra contra nós, repetido por todos os marchadores: “fariseu, fariseu, fariseu”. Os apostólicos mais exaltados jogaram mais água na gente, o que agradecíamos de coração, pois o calor estava insuportável – o sol estava a pino e nossas camisetas pretas não ajudavam nem um pouco. Os gritos iam mudando com o passar do tempo: “uuuuhhhhh!”, “ih, fora! Ih, fora!”, “vão fazer a marcha de vocês”, “seus hereges”. Tivemos componentes chamados de “Judas” e de tudo quanto é nome.

Passaram o quarto, quinto, sexto trios, e as manifestações contrárias se repetindo. Uma mulher gritou “nós somos do dinheiro mesmo!”. Uma bispa num trio-elétrico disse para rasgarem as faixas, mas alguém do lado dela fez sinal para que não fizessem isso. Teve gente inclusive que se indignava quando lia o versículo em nossa camiseta, como se aquilo não existisse na Bíblia deles. Mas houve também quem concordasse conosco – até tiraram foto com a gente. Algumas pessoas vieram conversar, interessados no movimento. Não só nós achamos que o $how tem que parar.

Também fomos abordados por veículos de imprensa. Repórteres da Folha de São Paulo e do Estado de São Paulo entrevistaram integrantes do protesto. Éramos apenas 8, mas Deus não nos fez invisíveis naquele lugar.

Enfim, toda a multidão passou por nós. Nossas camisetas foram muito fotografadas, mas também fomos bastante insultados. Particularmente eu estava muito feliz e triste ao mesmo tempo: feliz pela oportunidade que Deus me deu de estar ali com os irmãos, defendendo o Evangelho de Cristo; triste por ver uma multidão tão grande de pessoas, que se acham salvas por terem um dia confessado Jesus como seu Senhor e Salvador, mas que O trocam, por ignorância ou mesmo ambição, pelos ídolos de pedra e de carne e osso, que se alternariam em discursos no palco final da Marcha. Não fomos lá, pois consideramos que poderia soar como uma provocação da nossa parte, e em meio à multidão ninguém sabe o que poderia ocorrer.

Mas glória a Deus, pois a missão foi cumprida. Sinceramente não esperávamos nem metade da repercussão que o movimento obteve, e por isso glorificamos sinceramente a Deus por nos ter colocado naquele lugar. Sabemos que muitos dos que nos insultaram o fizeram por terem lido as mensagens das faixas e das camisetas, e sabemos também que no tempo certo o Espírito Santo de Deus trará essas mensagens à memória e os levará a buscarem e a compreenderem a verdade do Evangelho de Cristo. Infelizmente isso não acontecerá com todos, afinal a porta é estreita e as vantagens desse mundo seduzem muitos corações, mas aqueles que estão no engano por ignorância, esses serão trazidos à luz pelo Senhor.

Fonte: Blog da Vera Siqueira.

♦♦♦

Particularmente, penso que a Marcha para Jesus em si não representa nenhum problema. Vejo como saudável, no Estado democrático, a liberdade que a Igreja cristã ainda tem de se expressar publicamente e proclamar o senhorio do Senhor Jesus nas ruas. Acredito que ainda vamos sentir saudades destes tempos, quando o Brasil chegar ao nível de secularismo que a Europa já está vivendo.

O ponto em questão não é a Marcha em si, e sim aqueles que a representam. Infelizmente, certos medalhões evangélicos já estão tão queimados na opinião popular, tanto dentro como fora da Igreja, que tudo o que eles põem a mão fica impregnado com seu mau cheiro, a saber: exuberância, pompa, politica, manipulação e a exploração dos idólatras ignorantes. Podemos gritar nas ruas que Jesus é o Senhor do Brasil quando Mamon ainda tem seu trono na Igreja?

Anúncios
7 Comentários
  1. Luciano Martins permalink
    4 de novembro de 2009 9:21

    Viiiiiiiiivaaaaaaaaaaaaa! viva! Viva!!!!!!!!!

    Ganhei meu dia, lendo esta matéria!

    Muito obrigado Hugo!

    Fiquei muito feliz, muito feliz mesmo.

    como é bom ver alguns joelhos que não se dobraram a Baal.

    Glória a Deus.

    Que os irmãos que são enganados por este bando, possa despertar desta enganação travestida de Evangelho.

  2. Jeosafá Martins permalink
    20 de novembro de 2009 11:46

    Boa tarde amados irmãos,

    Bem, é razoável os seus pensamentos e o intuito de suas manifestações, mas tratando-se do evangelho, no âmbito geral, entendo que se os irmãos quizessem verdadeiramente mudar alguma coisa deveriam utilizar outros meios mais respeitoso ou menos conflitante, ou seja, DEVERIAM SER SÁBIOS.

    Vivemos um tempo onde há inúmeras diferenças entre igrejas, cada qual com suas doutrinas, entendimentos e objetivos missionários; isto tem feito com que se criasse divergências e intrigas entre o povo de Deus, obviamente dentre tantas outras coisas, isso mancha a imagem do evangelho, algo que jamais deveria acontecer.

    Poucas vezes se vê a concordância e a união das igrejas (até parece que servimos a deuses diferentes); ao contrário disso, a marcha tem promovido a comunhão entre os irmãos, um momento especial que ao invés de levantarmos críticas por quê não oramos uns pelos outros e participarmos com alegria glorificando o nome do Senhor??????

    EU GOSTARIA DE SABER SE NA MARCHA GAY , NO CARNAVAL OU EM OUTROS EVENTOS SECURARES VOCÊS FIZERAM FAIXAS PARA PROTESTAR CONTRA O PECADO DESSAS PESSOAS OU AO MENOS DIZER QUE JESUS OS AMA???

    …E MAIS QUAIS SÃO AS SUAS OBRAS???

    A NOSSA GUERRA NÃO É CONTRA CARNE E NEM SANGUE… VOCÊS SABEM.

    Amados segurem suas pedras, analisem e tomem muito cuidado ao atirá-las, elas podem machucar corações e até matar vidas, portanto não se gabem dos seus feitos.

    Que o Senhor os abençoe, vá nessa força, mas tome muito cuidado.

    JESUS NOS AMA!!!

  3. Hugo permalink*
    20 de novembro de 2009 16:00

    Jeosafá,

    Você parece ignorar que, neste caso em particular, as discordâncias não se dão por uma questão doutrinária.

    Quantas almas suas “faixas contra o pecado” já ganharam para Jesus? Quantos gays deixaram de ser gays por causa de seus protestos? Em nenhum lugar na Bíblia você verá Jesus e seus discípulos fazendo passeatas e “marchando contra o pecado”. O Evangelho se enfoca no evangelismo pessoal, no amor e no TESTEMUNHO para a atração dos pecadores.

    Não haveria nenhum problema com a Marcha para Jesus em si, não fosse o péssimo TESTEMUNHO de seus organizadores. Nossas obras, as quais você questiona, o Senhor as sabe e irá pesá-las na balança quando o tempo chegar. Entretanto, as supostas obras não maqueiam e não justificam a megalomania neopentecostal que mais contribui para afastar os ímpios da Igreja do que para atraí-los.

    Seja menos parcial em seu julgamento. Já que você faz alusão às obras supostamente boas, lembre-se das más obras também. O que você acha que fala mais alto aos ouvidos do impio? Gritos demagógicos do tipo “Jesus te ama” – entoados por uma igreja narcisista e pomposa – ou os escândalos financeiros e as exuberâncias evangélicas noticiadas pela imprensa?

    Tão grave quanto o espírito de divisão, para o qual você apropriadamente aponta, é a idolatria daqueles que bovinamente seguem pessoas de caráter e testemunho duvidosos. Nossa unidade é consolidada no amor, mas o amor também consiste na prestação de contas e na correção. É por figurinhas como essas, papas neopentecostais, donos de suas próprias franquias evangélicas, que não se submetem a ninguém – e que são seguidos por uma multidão de vaquinhas de presépio – que o testemunho da Igreja é destruído diante dos ímpios.

    Esta unidade medíocre que não corrige e fecha os olhos para o pecado não é bíblica. Na verdade, caracteriza a apostasia.

  4. Esdras Neves permalink
    6 de julho de 2010 10:32

    Eu fico a pensar com meus botões…rsrs…será que os imrãos que acrregaram as faixas escrito:”VOLTEMOS AO EVANGELHO PURO E SIMPLES.O SHOW TEM QUE ACABAR.” …será que o evangelho do qual chamam de “PURO E SIMPLES” é o Evangelho. recebicdo em PODER por caras como João,Tiago,PEdro,PAulo…será??? Ou esse “EVANGELHO PURO E SIMPLES” do qual se referem é sobre algo que tem sido pregado de 500 anos pra cá???
    E O show a que se referem, do estelionato que rola solto no meio neo-penteca…será que não rola de forma mais católico-re-formado-protestante, que continua pagando,devolvendo a décima parte pra casta sacerdotal-judaica-cristã na NOVA ALIANÇA, e tendo como seu todo o restante dos bens, fazendo a própria vontade com isso, e não agindo como mordomo,garçon do Reino de DEus, apenas cuidando e investindo o que do SEnhor/Dono da nossa vida??
    Não posso por todos meus irmãos( os que realmente nasceram de novo) na mesma sacola, mas que muitos vivendo assim tem.MUitos se não derem/pagarem/devolverem o dízimo se sentem culpados, e em dívida com Deus, carregando um fardo de culpa.
    Na NOva Aliança ainda existe a tribo sacerdotal…o clero, que recebe os dízimoS( no plural,como em Malaquias-Velho Testamento/Antiga Aliança, Sombra do que Viria ) e essa tribo tem que ser sustentada pelo povo, que paga não só isso mas a manuntenção do templo de Salomão,ops…templos evangélicos-católicos romanos??
    Eu acho que o livro que tenho em casa,chamado de ‘bíblia”, as Escrituras, devem estar erradas, ou eu devo estar entendendo errado….ou será que devo fazer um seminário e receber o semem do mundo gregco-romano-babilônico-egípcio dentro de meu espírito??Esse show de culpa,engano,posse do que não é meu( os outros 90%), sustento da religião… tá acabando,dentro do meu coração, Jesus veio pra me libertar dos vários cárceres, me dar vistas,curar meu coração, me ensinar a ser manos, humilde como Ele…e tbm zeloso por Sua Casa( AS PEssoas)…Ele tá derrubando as mesas dos camelôs do Templo ,tá espalhando as moedas, as mercadorias…tá purificando o Templo, de todo tipo de show: dos mais escandalosos até os mais sutis e tradicionalmente aceitos como parte do “evangelho puro e simples.”
    DEus é Bom!!

  5. Watson permalink
    8 de agosto de 2010 9:12

    É muito triste presenciar o que está acontecendo com a Igreja do Senhor em nosso país;
    é triste ver que “bancos” se tornaram mais importantes que pessoas (quanto mais bonito o templo, a mobília, a aparelhagem, maior a glória de Deus);
    é triste ver que “igreja cheia” se tornou mais importante que igreja salva (quanto mais pessoas na casa, maior a intimidade com Deus);
    é triste ver que “estratégias de evangelismo” se tornaram mais importantes que a pregação da palavra de Deus (aquilo que trouxe o evangelho até nós, a pura e simples pregação da palavra de Deus e manifestação de sua graça através da fé na palavra ouvida, isso é nada perto das “maravilhosas estratégias que o Espírito Santo revela nesses últimos dias”);
    é triste ver que “atos proféticos” se tornaram mais importantes que oração, (parece que mudou a orientação do Senhor: “… se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra”);
    é triste ver que a chamada multiforme graça de Deus se tornou desculpa pra invenção de “vários tipos de evangelho”.
    Eu não tenho nenhuma autoridade Espiritual, moral ou eclesiástica para questionar o que igreja A ou igreja B fazem, mas é muito bom conhecer a verdade que liberta e ser livre para expressar minha indignação com o que vemos nesses dias, e é muito bom saber que não estou sozinho remando contra a maré.
    Gostaria de propor uma coisa a todos que lêem os comentários e fazem os seus próprios (com todo o direito de se expressar como bem entender, graças a Deus por isso), gostaria de propor que façamos como os crentes de Berea, tudo que vemos, que ouvimos e que lemos, vamos comparar com as Sagradas Escrituras, nelas está a verdade,
    Deus os abençoe e os guarde de todo mal, amem.

  6. markus permalink
    18 de março de 2011 19:14

    broders to lendo e ficando cada ves mais feliz, em saber que ainda tem alguem acordado e não esfriou o amor verdadeiro que Cristo nos deu…estou vivendo um momento de queda de escamas vc sabem né? rsrsrs fasso trab de evengelismo de rua e sempre com uma galera que nois cristãos( generalizando ) nem quer perto de nossas igrejas confortaveis e com ar condicionado agua gelada e tudo mais, agradeço a DEUS por manter o Espirito Santo dentro de mim, pois ele que me faz ver que verdadeiramente sou e quem somos, mais muitos estão simplismente iguinorando se achando salvos ou separados desse Mundo… uma coisa hoje tenho certeza SOU SAL E COMO TAL, TENHO QUE COLOCAR GOSTO NA VIDAS DE OUTRAS PESSOAS, ESSE GOSTO VEM DE DEUS PAI, QUE PODERMOS VIVER EM MEIO A GUERRAS E TRIBULAÇOES, MAIS AINDA ASSIM TEMOS PAZ… o que mais quero hoje é estar diante de DEUS de forma digna, pare poder ser usado pois foi pra isso que Ele me separou… AMEM
    GOSTARIA DE MANTER CONTATOS COM VCS PODE SER? MANDEM PRO MEU EMAIL
    fica na paz

  7. ivanete permalink
    22 de março de 2011 20:35

    QUERIDO APOSTOLO QUE O SENHOR O CUBRA DE TODA SORTE DE BENÇÃOS NESTE DIA E SEMPRE , POIS TENHO APRENDIDO MUITO NO MINISTERIO, DA FORMA COMO O SENHOR TEM LHE USADO E FEITO COISAS SOBRENATURAL NO NOSSO MEIO,DEVEMOS ESTAR SEMPRE UNIDOS AO INVEZ DE TENTAR JOGAR PEDRAS UNS AOS OUTROS E DIZER QUE O MINISTERIO DE FULANO É MELHOR DO QUE DE BERTANO, NESSE TEMPO TEMOS QUE SOMAR FORÇAS PARA PARALIZAR O MAU QUE TEM TENTADO NOS SUFOCAR AS PALAVRAS E NOSSO CORPO VOLTAR AO PÓ SEM DIREITO DE NOS DEFENDER. NESTA NOITE OS ANJOS ENTOAM UM CANTIGO CLAMANDO PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA FÉ, COM CERTEZA ÉS UM DELES POIS RENASCEU EM CRISTO COM MUITO LOUVOR. FELIZ ANIVERSÁRIO COM AMOR EM JESUS…
    IVANETE GUEDES

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: