Skip to content

União Europeia quer eleger Presidente

29 de outubro de 2009

Nesta quinta-feira (29 de outubro de 2009), os governantes dos 27 países da União Europeia (UE) se reunem em Bruxelas para dois dias de reuniões de cúpula que marcarão o início das negociações sobre o futuro presidente do bloco.

UEDurante esta cúpula se espera que os governantes europeus iniciem um debate sobre quem deverá assumir a presidência da UE, um cargo criado com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa com o objetivo de dar mais peso ao bloco na esfera internacional.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair foi durante muito tempo o nome mais cotado, mas começou a perder apoio há algumas semanas, desde que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou que “será muito difícil que a Europa admita um presidente proveniente de um país que sequer adotou o euro como moeda”.

A opinião é compartilhada pelo primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, que esta semana se disse disposto a aceitar a presidência europeia caso receba a proposta.

Juncker defende que o futuro presidente da UE deve ser alguém “cuja principal preocupação seja servir a Europa”.

No entanto, a ministra sueca de Assuntos Europeus, Cecília Malsmtröm, ressalta que “ainda não existem candidatos oficiais ao cargo” e que a discussão não consta na agenda oficial da cúpula.

Antes de começar a negociar cargos, a presidência sueca quer resolver a situação do Tratado de Lisboa, que ainda precisa da assinatura do presidente de República Tcheca, Vaclav Klaus, para poder entrar em vigor.

Espera-se que os governantes europeus concordem incluir no documento uma declaração jurídica excluindo os tchecos da Carta de Direitos Fundamentais, como exige Klaus.

Ainda assim, a assinatura do presidente tcheco dependerá de uma decisão da Corte Constitucional de seu país, que na próxima terça-feira deverá se pronunciar sobre a compatibilidade do Tratado de Lisboa com a Constituição Nacional.

Reportagem Completa: BBC Brasil.

Atualização: De acordo com a BBC Brasil, o presidente Vaclav Klaus assinou o Tratado de Lisboa (TdL) no dia 3 de novembro de 2009, após a Corte Constitucional da República Tcheca determinar que o TdL está alinhado com os interesses da nação.

Entenda o Tratado de Lisboa e veja o que muda na Europa.

Atualizado no dia 3 de novembro de 2009.
Anúncios
3 Comentários
  1. Evelin Olívia Fróes permalink
    29 de outubro de 2009 14:07

    Que bom que o Hugo postou uma notícia sobre a União Européia. Quem entende de Escatologia bíblica sabe que surgirá da UE o renascido Império Romano e que muito provavelmente o Anticristo ocupará o cargo de presidente da UE. Estamos próximos de mais um cumprimento das profecias bíblicas. E não tenho dúvidas, graças ao meu modesto conhecimento de História, eis que a História sempre se repete, que o Falso Profeta e líder da Falsa Religião será o Papa. Os católicos que lêem esse blog podem não gostar, mas o próprio Jesus Cristo não fazia a menor questão de agradar a todos e de ser politicamente correto.
    Seria interessante conhecer dois sites: http://www.wnponline.org (World News and Prophecy on line) e http://www.ucog.org (United Christians outreach Germany) da mesma igreja: Igreja de Deus Unida. Eu sei, ela é uma seita porque é exclusivista, pensa possuir o monopólio da verdade no que toca o Evangelho do Reino de Deus, etc. Mas é importante fazer como o Hugo: não jogar o peixe inteiro com a carne e os espinhos. É mais sábio testar todas as coisas e reter somente o que for bom.
    Eu sugiro esses sites porque essa igreja possui um bom conhecimento da História da relação entre a ICAR e os reis e imperadores europeus – vide a série de artigos escrita pelo pastor Melvin Rohdes. E também porque Paul Kieffer, pastor que mora há anos na Alemanha e mantem o blog http://www.ucog.org, acompanha bem de perto os acontecimentos proféticos na Alemanha e na União Européia.

  2. Hugo permalink*
    29 de outubro de 2009 15:42

    Obrigado pelas dicas, Evelin.

  3. Evelin Olívia Fróes permalink
    26 de novembro de 2009 20:01

    Hugo, tem mais um site que vale a pena visitar é o http://www.brusselsjournal.com É um jornal eletrônico que acompanha bem de perto os acontecimentos atuais e proféticos da União Européia.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: